Clínica da Criança do Adolescente e da Família

Aconselhamento Parental
No Aconselhamento Parental procura-se criar um espaço para refletir com os pais acerca dos comportamentos dos filhos que lhe causam alguma preocupação. Nesta reflexão, vai-se levar em consideração a fase de desenvolvimento da criança, o seu estado emocional, factores de resiliência assim como outros aspetos que possam estar a influenciar a criança e a família. A partir daí, podem-se desenvolver estratégias adequadas à situação específica desta criança. O AP é baseado em abordagens testadas e sustentados na investigação como os Anos Incríveis e o Modelo de Solihull.

As sessões deverão incluir as pessoas mais relevantes na vida da criança e a própria criança pode participar se considerar adequado.

Consulta de Apoio à Primeira Infância (0-5 anos)

Na primeira infância, sobretudo no primeiro filho, os pais têm muitas questões e ansiedades que gostavam de refletir, deste modo, na consulta de apoio à primeira infância pretende-se dar informações aos pais e ajuda-los a desenvolver respostas e estratégias aos seus problemas e questões em temas tipicamente relacionados com a alimentação, o sono, as birras e a socialização

Consulta do Adolescente
Na consulta do adolescente pretende-se proporcionar um espaço ao adolescente, aos pais ou a todos em conjunto para se explorar as dificuldades que surgem nesta fase do desenvolvimento tanto ao nível relacional, do como comportamental. Também se podem explorar questões relacionadas com o sucesso escolar.

As sessões deverão incluir as pessoas mais relevantes na vida da criança e a própria criança pode participar se considerar adequado.

Grupos de Parentalidade
Os grupos de parentalidade são constituídos por seis sessões, de frequência semanal onde os pais têm apoio dos outros membros do grupo e do terapeuta para pensar em estratégias específicas para lidar com o seu filho. Os temas estão relacionados com o estabelecimento de limites, como lidar com as birras, o desenvolvimento emocional da criança, a auto-regulação e os ritmos de sono alimentação entre outros. Os grupos são constituídos pos pais com filhos de idades semelhantes, deste modo os temas discutidos reflectem as probemáticas inerentes a cada fase do desenvolvimento.